
GIZELA
N

OLÁ, SOU A GIZELA N
ARTISTA PLÁSTICA
SOBRE
SOBRE MIM
Chamo-me Gizela Nogueira de Almeida, mas decidi que o meu nome artístico seria simplesmente Gizela N.
N de Nogueira, e N de "n" múltiplas coisas que eu sou. Gizela N, também pela necessidade de ser simples.
Sou uma apaixonada pela vida, entusiasta por tudo o que me faz vibrar, pelo conhecimento e aprendizagem, por tudo o que me transmite beleza com essência, pelas minhas três incríveis filhas que são as minhas maiores mestres, pelo meu marido, a minha família, pelo maravilhoso planeta que habitamos, pelo mundo interior que possuímos.
Sou licenciada em Design de Interiores pelo IADE, e em Escultura, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Tenho ainda uma pós-graduação em Arquitetura efémera e Montagens de Cenários pela Elisava, em colaboração com a faculdade politécnica de Barcelona.
O QUE JÁ FIZ
Tenho um percurso variado. Estagiei na empresa de marketing e publicidade Ogilvy and Mather, trabalhei no departamento de Design de Interiores da empresa Imobras na remodelação de apartamentos históricos em Lisboa.
Estive envolvida na gestão de uma clínica médica familiar e fui sócia fundadora da empresa In:fusão, de Design de Interiores, Decoração e Arte, onde a integração das diversas áreas artísticas se fundiram, desde a remodelação e decoração de espaços residenciais e empresariais, até a intervenções artísticas em lojas, vitrines e feiras de tendências como a Casa Décor de Lisboa.
A In:fusão surgiu como um espaço de integração da arte com os interiores, do design de autor, com a arquitetura.
Ao serviço da beleza, da qualidade, e da inovação, preenchia as necessidades do universo íntimo da "casa", e dos que a habitavam onde a Arte, nomeadamente a Escultura e Pintura tinha um papel de interligação com todos esses espaços, interiores e exteriores.
Em paralelo, as exposições de Escultura, Pintura e Medalhística sempre me acompanharam.
O QUE FAÇO
Desde 2019, que estou totalmente dedicada às Artes Plásticas, explorando a Pintura, Cerâmica e Escultura, tal como outros possíveis conceitos artísticos.
Neste momento o que me motiva são projetos que envolvam conceitos artísticos que nos façam parar um pouco para pensar. Projetos onde consigamos sentir impacto na fruição, quer estética, quer de significado. O significado, e o propósito estão na base do meu trabalho, sempre em busca da essência, do que vemos do outro lado, do que somos em todas as nossas dimensões, da ambiguidade, dos opostos, que são afinal complementos do nosso ser. O portfólio aqui apresentado refere-se a uma exposição intitulada de "Caminhos de silêncio", inspirada nas "Entrelinhas", na junção da poesia à arte. Cada obra tem uma mensagem escrita de um autor, em vários idiomas. Os poemas integrais são apresentados ao lado das obras. Deixei-me levar pela minha mão, em comunicação direta com a minha intuição, com a exploração dos meus gestos. São linhas ( como sempre), caminhos, histórias sem príncipio nem fim, para contar.
" A mão é ação, ela cria e, por vezes, seria o caso de dizer que pensa" - Henri Focillon
PORTFÓLIO
ENTRELINHAS

técnica mista s/tela de juta 90X130

Na exposição "Caminhos de Silêncio" 2020

Frases de Mia Couto tinta da china s/ tela 40X80

pormenor

Poema de Margarida Porto acrílico s/tela 30X30 cada

Poema de Margarida Porto técnica mista s/tela (óleo e acrílico) 60X60


técnica mista s/ tela 70X1000

Na exposição "Caminhos de Silêncio"